Conceitos e definições
Muitos problemas socioambientais podem ser resolvidos de forma mais eficiente e menos onerosa por meio do que tem sido chamado de “soluções baseadas na natureza” (SBN). A União Europeia, que vem promovendo fortemente este tipo de solução através do programa de investigação e inovação “Horizon 2020”, define SBN como “soluções inspiradas, apoiadas ou copiadas da natureza, concebidas para enfrentar os desafios da sociedade de forma eficaz e a baixo custo, proporcionando simultaneamente benefícios ambientais, sociais e econômicos e ajudando a construir sistemas resilientes”.
As SBNs incorporam nas soluções socioambientais os benefícios que a natureza pode proporcionar às pessoas, conhecidos como “serviços ecossistêmicos” ou “contribuições da natureza para as pessoas”. Esses serviços ou contribuições envolvem bens materiais (por exemplo, água, madeira, fibras, frutas), serviços de regulação (clima, água, polinização, controle de pragas, doenças, enchentes e deslizamentos de terra, entre outros) e serviços culturais (recreação e atividade, contemplação e apreciação estética, experiência espiritual). Uma vez que a prestação desses serviços gera benefícios, por exemplo, aumentando a colheita (por exemplo, por meio de polinização ou controle de pragas), ou simplesmente evitando custos de reparo ou restauração (por exemplo, reduzindo danos causados por enchentes e deslizamentos de terra), os SBNs geralmente são mais eficientes e menos dispendiosas do que soluções que dependem exclusivamente de infraestrutura construída.
SBN pode ser entendido como um termo guarda-chuva, que abrange várias ações ou iniciativas ambientais, como restauração de paisagens florestais, adaptação às mudanças climáticas baseada em ecossistemas, restauração ecológica e proteção de unidades de conservação. Essas ações ocorrem em diferentes escalas e em diferentes ambientes, desde telhados verdes e biovalhas em ecossistemas urbanos, até a implantação de novas áreas úmidas ou a restauração de extensas áreas de vegetação nativa em ambientes rurais.
Como a oferta integral de muitos dos benefícios incorporados na SBN está relacionada à biodiversidade, há uma clara dependência entre a integridade dos ecossistemas, a conservação da biodiversidade e o bem-estar humano proporcionado por esse tipo de solução..
SBN no projeto Biota Síntese
O projeto Biota Síntese trabalhará em estreita colaboração com o governo do estado de São Paulo e outros atores sociais para propor ou desenvolver NBSs relacionados ao desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis, redução da dispersão de algumas zoonoses e controle ou prevenção de doenças crônicas não comunicáveis (por exemplo, hipertensão, diabetes e doenças respiratórias crônicas) e transtornos mentais comuns (por exemplo, crises de ansiedade e depressão) em ambientes urbanos. Consideraremos particularmente as ações de restauração e seus benefícios em paisagens rurais e os efeitos da infraestrutura verde na saúde humana em áreas urbanas.