Apresentação BIOTA SÍNTESE

O “Núcleo de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza” (Biota Síntese) que tem como objetivo apoiar o estado de São Paulo no desenvolvimento de políticas públicas socioambientais relacionadas à sustentabilidade agrícola, restauração ecológica, controle de zoonoses e prevenção de doenças em áreas urbanas, considerando soluções essencialmente baseadas na natureza.

O Núcleo reúne pesquisadores de 5 Universidades, 7 Institutos de Pesquisa do estado de São Paulo e 4 Organizações não Governamentais, além de técnicos e tomadores de decisão das Secretarias Estaduais do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Saúde Pública e Agricultura. O Núcleo fica sediado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, na cidade de São Paulo (SP), Brasil.

Este Núcleo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, por 5 anos, de 2022 a 2026.

Assista ao vídeo produzido pela Universidade de Montpellier em que o diretor do Biota Síntese apresenta o projeto.

O objetivo do Núcleo é fomentar pesquisas voltadas para a síntese de conhecimentos relacionados a "soluções baseadas na natureza", permitindo orientar políticas socioambientais, públicas e privadas.

Esta proposta está organizada em duas missões principais (promover a sustentabilidade em áreas rurais e urbanas), quatro desafios temáticos (Polinização e controle de pragas, Restauração e economia de base florestal, Regulação de doenças zoonóticas e Prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e mentais nas cidades), um grande desafio (mudanças climáticas) e um desafio transversal (estabelecimento de políticas públicas eficazes) (Figura 1).

Consideramos explicitamente as demandas das Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, Saúde e Agricultura do estado de São Paulo, buscando as melhores soluções baseadas em serviços ecossistêmicos, e sempre embasadas nas melhores evidências científicas existentes.

Seguindo os princípios da ciência da síntese, nossa abordagem se baseia na análise, modelagem e síntese de dados predominantemente já existentes e no trabalho de equipes compostas por diversos atores, que atuam de forma transdisciplinar, colaborativa, inclusiva e de forma transparente.

A Equipe por trás do Projeto

Conheça os pesquisadores trabalhando no BIOTA SÍNTESE

Biblioteca Virtual FAPESP

Fonte oficial de informações sobre o Projeto