The “Nucleus of Analysis and Synthesis of Nature-based Solutions” (Biota Synthesis) will support the state of São Paulo in the development of socio-environmental public policies related to agricultural sustainability, ecological restoration, zoonosis control, and disease prevention in urban areas, considering essentially nature-based solutions.
O Núcleo reúne pesquisadores de 5 Universidades, 7 Institutos de Pesquisa do estado de São Paulo e 4 Organizações não Governamentais, além de técnicos e tomadores de decisão das Secretarias Estaduais do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Saúde Pública e Agricultura. O Núcleo fica sediado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, na cidade de São Paulo (SP), Brasil.
Este Núcleo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, por 5 anos, de 2022 a 2026.
Learn more:
White Paper “Guiding transdisciplinary synthesis processes for social-ecological policy decisions“
Video produced by the University of Montpellier where the director of Biota Synthesis presents the project:


Foco do BIOTA SÍNTESE e apresentação do problema
O objetivo do Núcleo é fomentar pesquisas voltadas para a síntese de conhecimentos relacionados a "soluções baseadas na natureza", permitindo orientar políticas socioambientais, públicas e privadas.
Esta proposta está organizada em duas missões principais (promover a sustentabilidade em áreas rurais e urbanas), quatro desafios temáticos (Polinização e controle de pragas, Restauração e economia de base florestal, Regulação de doenças zoonóticas e Prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e mentais nas cidades), um grande desafio (mudanças climáticas) e um desafio transversal (estabelecimento de políticas públicas eficazes) (Figura 1).
Consideramos explicitamente as demandas das Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, Saúde e Agricultura do estado de São Paulo, buscando as melhores soluções baseadas em serviços ecossistêmicos, e sempre embasadas nas melhores evidências científicas existentes.
Seguindo os princípios da ciência da síntese, nossa abordagem se baseia na análise, modelagem e síntese de dados predominantemente já existentes e no trabalho de equipes compostas por diversos atores, que atuam de forma transdisciplinar, colaborativa, inclusiva e de forma transparente.
A Equipe por trás do Projeto
Conheça os pesquisadores trabalhando no BIOTA SÍNTESE
Biblioteca Virtual FAPESP
Fonte oficial de informações sobre o Projeto