Eduardo Freitas Moreira, pós-doutorando do Biota Síntese no desafio Agricultura e Serviços Ecossistêmicos, publicou durante o mês de junho dois artigos de divulgação científica no portal do jornal Correio, periódico que circula no estado da Bahia. Os textos divulgam os resultados de estudos produzidos no âmbito do Biota Síntese.
O texto “Como a paisagem urbana afeta as abelhas sem ferrão” aborda o estudo Como variações nas paisagens afetam a dinâmica de colônias de abelhas sem ferrão, publicado no livro A Ciência das Abelhas (Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, 2024). Esta pesquisa verificou que a falta de vegetação nativa em áreas urbanas, assim como o clima no ambiente urbano, é prejudicial às abelhas nativas sem ferrão.
Já o texto “Condições extremas são favoráveis à biodiversidade de aquíferos” aborda o estudo Ecological landscape explains aquifers microbial structure (trad.: A paisagem ecológica explica a estrutura microbial dos aquíferos) é abordado. Nele, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a microbiota em aquíferos sob condições extremas é mais diversa e apresenta mais do que o dobro de funções metabólicas do que a microbiota de aquíferos porosos comuns. Os resultados do estudo também mostram que os principais preditores da estrutura microbiana incluem tanto as condições ecológicas dos diferentes tipos de aquíferos, assim como o nível de contaminação por rejeitos da agricultura, indústria e mineração.
Leia os artigos publicados a seguir:
Como a paisagem urbana afeta as abelhas sem ferrão
Condições extremas são favoráveis à biodiversidade de aquíferos
por Pedro Duarte
Formado em Jornalismo pela FAAP, está cursando a pós-graduação em Jornalismo Científico pelo Labjor Unicamp. Faz estágio no Biota Síntese por meio da bolsa Mídia Ciência de Jornalismo Científico concedida pela FAPESP.